Tradições e superstições de casamento

O casamento é repleto de tradições e também de superstições, que buscam trazer sorte, felicidade e abundância na vida a dois.

Vamos começar falando sobre o vestido de noiva, a tradição de se casar vestida de branco, nasceu durante o século XIX, devido a celebração do casamento da Rainha Vitória. O vestido de noiva utilizado pela rainha foi da cor branca, confeccionado em cetim, logo isto se tornou uma grande referência entre as mulheres que faziam parte da nobreza. Desde então grandes estilistas fizeram com que o vestido branco se tornasse um padrão, que viraria símbolo de pureza e romantismo. Hoje o vestido branco é algo muito desejado pelas noivas, e principalmente das noivas brasileiras.

Colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva, é uma tradição ou talvez uma superstição e, apesar de não se saber bem ao certo como surgiu, o fato é que colocar os nomes das amigas solteiras na barra do vestido que a noiva usará no casamento, poderá trazer sorte e ajudar as amigas a encontrarem um grande amor. Independentemente de ser uma tradição ou superstição, isto traz alegria para as pessoas e rende fotos divertidas para o making of da noiva.

Jogar arroz sobre o casal após a cerimônia uma tradição milenar que não se sabe ao certo como surgiu, mas o significado é de se trazer fertilidade e prosperidade aos noivos. Seja por ser uma tradição ou superstição, alguns noivos ainda optam por terem em seu casamento. Mas é preciso ter cuidado para não machucar os noivos e também para não estragar as fotos, o arroz deve ser jogado para cima do casal, criando um efeito de chuva.

O buquê da noiva transmite um certo romantismo, mas há quem diga que quem o possuir depois do casamento terá muita sorte no amor.  Por isso ele é algo muito cobiçado pelas mulheres que desejam um bom casamento!

Se você deseja ter esse momento em seu casamento, pense como gostaria que ele fosse entregue, existem vários modos para se tornar esse momento divertido!

O mais utilizado é a noiva jogar o buquê para o grupo de pessoas solteiras que o desejam. Mas você pode ainda trancar o buquê em uma caixa com cadeado, e distribuir diversas chaves para as convidadas solteiras que o desejam, claro que haverá somente uma chave abrirá a caixa.

Seja como for, essa tradição trará momentos divertidos ao se lembrarem de quem foi a pessoa sortuda que levou o buquê.

Passar o sapatinho da noiva é uma forma descontraída de pedir uma pequena doação de dinheiro, a noiva junto de suas madrinhas e amigas pedem uma pequena contribuição. Este momento costuma arrancar boas risadas sem constranger os convidados. 

Já para o noivo, ir de mesa em mesa pedindo uma pequena doação em dinheiro, é uma forma divertida e ajuda bastante os noivos, seja nas despesas do casamento ou até mesmo para a viagem de lua de mel, o convidado que contribui normalmente recebe um pedacinho da gravata do noivo como forma de agradecimento. Atualmente os noivos tem inovado na famosa hora da gravata, alguns oferecem como forma de retribuição um “shot” de bebida que pode ser do gosto e bolso de vocês, normalmente é oferecida alguma bebida quente, como por exemplo, uísque, vodca, rum, cachaça. Mas há casais que utilizam adesivos divertidos para serem colados nos convidados que ajudaram, você também optar por chaveiros em forma de gravata, estas são apenas algumas ideias, você pode inovar e criar seu próprio estilo de agradecer seus convidados.

Estas são algumas tradições e superstições de casamento, escreva nos comentários abaixo se você conhece alguma outra.

Rolar para cima